ASSOCIADOS

O Quadro Social do IHO é formado por sócios efetivos (40 vagas), correspondentes, beneméritos e honorários, e reúne profissionais com diversas formações e áreas de atuação que se empenham em realizar os objetivos da instituição.

ALBERTO SALAZAR

Dados a serem atualizados.

ALEXANDRE DIAS

Dados a serem atualizados.

ANDRÉ MARANHÃO SANTOS

Historiador graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE), Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi membro do Conselho Acadêmico do Instituto Histórico de Olinda. Possui experiência como professor nos ensinos fundamental, médio e superior em história,  sociologia da arte, teoria e pensamento social.

ANEIDE SANTANA

Dados a serem atualizados.

CAESAR MALTA SOBREIRA

Professor Titular de Antropologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Realizou pós-doutorado em Etno-Antropologia na Università Sapienza de Roma; e pós-doutorado em Linguística na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Recebeu o grau de Doutor em Filosofia (Ph.D), outorgado pela Universidad de Salamanca, e Mestre em Direitos Humanos, pela Universidad Pontificia de Salamanca. Possui graduação em Direito (UFPE) e em Psicologia (UNICAP). Recebeu o Prêmio Nacional Gilberto Freyre, com o livro Nordeste Semita.

CARLOS BEZERRA CAVALCANTI

Professor de História e Geografia. Pós-graduado em Capacitação Pedagógica. Membro efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, da Academia Olindense de Letras, da Academia Recifense de Letras, do Centro de Estudos de História Municipal e da União Brasileira de Escritores. Entre seus muitos livros destacam-se O Recife e seus bairros, Os pioneirismo de Pernambuco e Olinda: presente do passado.

DIRCEU MARROQUIM

Dados a serem atualizados.

ERIVALDO

ERIVELTON DE FRANÇA E SILVA

Formação na área de Tecnologia da construção nas modalidades Topografia e Estradas e Construção Civil pela Universidade Estadual do Ceará polo Cariri atual URCA, formação em Psicologia pela Faculdade ESUDA com pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental. Associado do Centro de Estudos de História Municipal. Bancário por mais de 30 anos, atuando no BANORTE e seus sucessores: Banco Bandeirantes, Caixa Geral de Depósitos, Unibanco e Banco Itaú. Interessado em memória e história com ênfase em história regional.

FRANCISCO DE ASSIS GALVÃO BARRETO PINHO

Dados a serem atualizados.

GEORGE CABRAL

Professor da UFPE. Doutor em História pela Universidade de Salamanca, Espanha. Dedica-se aos temas de História Colonial e Patrimônio Histórico. Conselheiro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Membro efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Academia Olindense de Letras. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Acadêmico Honorário da Academia Portuguesa da História.

HARLAN DE ALBUQUERQUE GADÊLHA FILHO

Dados a serem atualizados.

ÍGOR CARDOSO

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com intercâmbio acadêmico na Universidade de Salamanca, na Espanha. Servidor do Ministério Público de Pernambuco. Sócio da Academia de Letras de Garanhuns; do Centro de Estudos de História Municipal; e dos Institutos Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; Histórico de Olinda; e Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns. Autor da biografia “Fernand Jouteux: o Maestro de Chapéu de Couro”; e da “Bibliografia Municipal Pernambucana”, em coautoria com o professor José Luiz Delgado.

JOAQUIM PEREIRA DA SILVA

Dados a serem atualizados.

JONAS TORRES DOS SANTOS

Dados a serem atualizados.

LUCILO VAREJÃO NETO

Dados a serem atualizados.

LUIZ CLÁUDIO AGUIAR

Dados a serem atualizados.

LUIZ BELTRÃO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE MARANHÃO FILHO

Dados a serem atualizados.

MARIA DO CÉU ATAÍDE VASCONCELOS

Dados a serem atualizados.

MAURICIO BARRETO PEDROSA FILHO

Advogado, professor de História do Pensamento Jurídico e  Direito Civil,  membro efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP),  especialista em Direito Administrativo pela UFPE e em Magistratura Comum pela ESMAPE,   mestre em Direito pela UNICAP, Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (especialidade História do Direito).

MERALDO ZISMAN

Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Membro efetivo da Academia Recifense de Letras.

MIGUEL MEIRA DE VASCONCELOS

Dados a serem atualizados.

OLÍMPIO BONALD NETO

Dados a serem atualizados.

plinio_victor (1)

PLÍNIO VICTOR

Dados a serem atualizados.

severino_vicente_da_silva

SEVERINO VICENTE DA SILVA

Dados a serem atualizados.

TIAGO_MARANHAO

TIAGO FERNANDES MARANHÃO

Ph.D. pela Vanderbilt University. Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), possui também Mestrado em Política Comparada pela Universidade de Lisboa (2006) e Mestrado em História pela Vanderbilt University-USA (2017). Foi Coordenador do Conselho Acadêmico do Instituto Histórico de Olinda e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Futebol (NESF) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi Investigador Visitante Júnior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2011). Tem experiência na área de História e Ciência Política com ênfase em pesquisas sobre História Social, Cultural e História Intelectual. Atualmente é professor de Latin American History no Tougaloo College em Jackson, Mississippi, através do pós-doutoramento Mellon Partners for Humanities Education.

CONTATE-NOS