ASSOCIADOS

O Quadro Social do IHO é formado por sócios efetivos (40 vagas), correspondentes, beneméritos e honorários, e reúne profissionais com diversas formações e áreas de atuação que se empenham em realizar os objetivos da instituição.

Professor Titular de Antropologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Realizou pós-doutorado em Etno-Antropologia na Università Sapienza de Roma; e pós-doutorado em Linguística na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Recebeu o grau de Doutor em Filosofia (Ph.D), outorgado pela Universidad de Salamanca, e Mestre em Direitos Humanos, pela Universidad Pontificia de Salamanca. Possui graduação em Direito (UFPE) e em Psicologia (UNICAP). Recebeu o Prêmio Nacional Gilberto Freyre, com o livro Nordeste Semita.

CESAR MALTA SOBREIRA

HISTORIADOR(A)

CARLOS BEZERRA CAVALCANTI

HISTORIADOR(A)

Professor de História e Geografia. Pós-graduado em Capacitação Pedagógica. Membro efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, da Academia Olindense de Letras, da Academia Recifense de Letras, do Centro de Estudos de História Municipal e da União Brasileira de Escritores. Entre seus muitos livros destacam-se O Recife e seus bairros, Os pioneirismo de Pernambuco e Olinda: presente do passado.

GEORGE CABRAL

HISTORIADOR(A)

Professor da UFPE. Doutor em História pela Universidade de Salamanca, Espanha. Dedica-se aos temas de História Colonial e Patrimônio Histórico. Conselheiro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Membro efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Academia Olindense de Letras. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Acadêmico Honorário da Academia Portuguesa da História.

ÍGOR CARDOSO

HISTORIADOR(A)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com intercâmbio acadêmico na Universidade de Salamanca, na Espanha. Servidor do Ministério Público de Pernambuco. Sócio da Academia de Letras de Garanhuns; do Centro de Estudos de História Municipal; e dos Institutos Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; Histórico de Olinda; e Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns. Autor da biografia “Fernand Jouteux: o Maestro de Chapéu de Couro”; e da “Bibliografia Municipal Pernambucana”, em coautoria com o professor José Luiz Delgado.

MAURICIO BARRETO PEDROSA FILHO

HISTORIADOR(A)

Brasileiro, casado, nascido em Recife –PE (25.09.1964), foi aluno de engenharia civil na FESP/POLI (UPE) não tendo concluído o curso. Bacharel em Direito pela UNICAP, Especialista em Magistratura Comum pela Escola da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE – TJ/PE), Especialista em Direito Administrativo pela UFPE. Mestre em Direito pela UNICAP.           

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Advogado com atuação na área de Direito Civil e Direito Administrativo.

 Foi assessor jurídico: da Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco; da Secretaria de Indústria e Comércio do mesmo Estado; da Agência Condepe/Fidem; da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE);  do Ministério Público do Estado de Pernambuco; e do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM2); Foi também Defensor dativo do Tribunal de Ética da OAB e inscrito  como advogado na Ordem dos Advogados Portugueses. Como docente de Direito lecionou na Escola Almirante Soares Dutra/Estado de Pernambuco e em diversas IES de Pernambuco, inclusive na UFPE-Campus do Agreste.  Atualmente leciona Direito e História do Pensamento Jurídico na Faculdade de Olinda (Focca) e dedica-se a advocacia privada. Sócio efetivo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). CV Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/3264342652883080.  Endereço profissional: Rua Prof. Andrade Bezerra nº 120, bairro de Parnamirim, Cidade do Recife-PE, CEP: 52.060-270.  Fone: (81) 3268.0561. E.mail –  mbpf64@yahoo.com.br   e/ou  mauriciopedrosa111@gmail.com

MERALDO ZISMAN

HISTORIADOR(A)

Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Membro efetivo da Academia Recifense de Letras.

CONTATE-NoS